domingo, 8 de julho de 2012

Sombras da Noite (Dark Shadows)

Oi oi.
Como prometido, os posts voltarão a ser frequentes.

Esse é sobre o novo filme do Tim Burton, que vem sendo bastante comentado na mídia, como de costume. Sombras da Noite é uma espécie de comédia, com aquele jeito tradicional de bizarrisses (no bom sentido) do diretor. É inegável dizer que Tim Burton anda um tanto acomodado em suas obras, uma vez que esse conteúdo gótico não cansa de permear seus filmes. Há quem tenha se cansado disso e, consequentemente, não tenha gostado da produção. Eu, particularmente, acredito que, no caso de Tim, as opiniões sempre serão extremas. Existe sempre aqueles apaixonados e aqueles que mal podem ouvir seu nome, uma vez que o gênero de seus filmes é um tanto "exótico". Pois bem, se o leitor não se atrai muito por esse gênero, não gaste seu tempo assistindo Sombras da Noite, pois pensará ser "variação do mesmo tema". No entanto, se este gênero te agrada, acredito que sairá bastante satisfeito do cinema.

Cartaz do Filme

Trazendo o tema recorrente de vampiros, mas bem menos "romântico-batido" que Crepúsculo, o filme conta a história de Barnabas Collins, estrelado (obviamente) por Johnny Depp, sendo este o oitavo filme em que Tim e Johnny trabalham juntos. Em meados do século XVIII, Barnabas era um homem bastante rico, que conquistava diversas mulheres. Um de seus relacionamentos, com Angelique (Eva Green - ótima atriz), logo fez com que a garota se apaixonasse. No entanto, pouco tempo depois, Barnabas apaixona-se por Josette (Bella Hearthcote - chatinha, lembra a atriz de Alice), despertando o ciúme e a ira de Angelique, que revela-se uma feiticeira. Ela não só mata os pais de Barnabas e sua amada, como também o transforma em um vampiro e o trancafia em um caixão por duzentos anos.
Família Collins
Depois de todo esse tempo, ele finalmente escapa do caixão e volta para sua antiga casa, agora habitada por seus novos parentes. É ai que entra Helena Bonham Carter, esposa de Tim Burton e sempre atriz de seus filmes, no papel de Julia Hoffman, integrante (pouco importante) da família. A diferença de épocas é fator principal para o humor do filme, trazendo diversas confusões de Barnabas, como a troca de carroças por carros, terra por estradas asfaltadas, e por ai vai. Parece uma piada óbvia, mas é realmente divertido. Ao conviver com a família, descobre que Angelique ainda vive e é responsável pela falência da família Collins. Barnabas decide então se vingar, reativando os antigos negócios e incomodando a feiticeira. 


Barnabas (Johnny Depp) e Angelique (Eva Green)
(cena divertidíssima em que os personagens transam)

O filme é muito bom, divertido, mas de fato não surpreende. Não se deve criar muitas expectativas a respeito, mas é válido. A meu ver, assistir a uma atuação de Johnny Depp é sempre prazeroso, seja lá o papel, apesar de sua maquiagem não tê-lo deixado atraente como de costume. Helena é um pouco nula, a impressão que me passou foi que seu papel era dispensável, mas ser esposa de Tim Burton lhe "abriu portas", não sei, mas sua atuação também é interessante. Acredito que Eva Green mereça destaque, por representar brilhantemente uma mulher forte, sensual, mas completamente louca de ciúmes. As imagens são sempre ótimas e a filmagem é realmente muito boa.
Digo novamente que, para quem gosta, vale a pena.

Trailer:

2 comentários:

  1. Estamos seguindo seu blogue. Gostamos. Parabéns. Agradecemos sua mensagem em nosso blogue.

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei seu trabalho. Adorei o modo como fala dos filmes e a importância que da a eles! E devo confessar que fiquei invejada com seu curso da faculdade, é o meu sonho! Beijos,

    ResponderExcluir